PPgUSRN participa de pesquisa internacional em parceria com a Universidade de York na Inglaterra

Universidade de York na Inglaterra em parceria com os professores Jean Leite Tavares e Francisco Gildasio de Figueiredodo do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN/DIAREN) do IFRN, realizaram a coleta de água para o estudo de monitoramento global de fármacos, onde se pretende identificar resíduos de remédios que são lançados no meio ambiente em rios de água doce, cuja a finalidade é de captação de água para o consumo humano.

A pesquisa envolveu 52 países e foi executada simultaneamente no dia 22 de março, Dia Mundial da Água. No Brasil participaram o IFRN em Natal/RN e a USP em São Paulo/SP. As amostras coletadas em rios das regiões serão enviadas para a Inglaterra, onde serão analisadas as concentrações dos resíduos de substâncias dos medicamentos.

De acordo com o Prof. Dr. Jean Leite Tavares, o estudo é de grande relevância, pois a participação no programa internacional possibilita visibilidade do trabalho para os outros países do mundo abrindo a oportunidade para novas parcerias com a instituição, onde  estudantes e professores poderão participar de projetos de intercâmbio.